Maquiagem Infantil: Vaidade ou vilã das crianças?

Cada vez mais cedo à maquiagem chega à vida das meninas e pré-adolescente, se tornando hábito cada vez mais comum. Aliás, as meninas vêm se mostrando vaidosas cedo demais e não saem de casa sem algum item de maquiagem e sua nécessaire para retocar o visual, principalmente o batom que acompanham elas aonde for.

O que antigamente era considerado uma brincadeira inocente se criança imitar a mãe ou passar apenas um gloss na boca, hoje em dia, acaba deixando muitos pais preocupados, já que as marcas de cosméticos vêm se especializando cada vez mais no público infantil. Sombra, esmaltes, batom, delineador, produtos para a pele e cabelo. Será que tudo isso é inofensivo ou pode acabar oferecendo algum perigo para as crianças no futuro?

Maquiagem-Infantil-Vaidade-ou-vilã-das-crianças

Maquiagem-Infantil-Vaidade-ou-vilã-das-crianças-2

 

Segundo os especialistas, as mães devem ficar espertas com o uso prematuras de maquiagem nas meninas. A pele da criança é sensível demais e, por isso, acabam absorvendo a maquiagem e as sua substancias com mais rigidez – o que pode ocasionar alergias. Mesmo que a alergia não apareça logo em seguida de ter aplicado a maquiagem, ela pode se desenvolver no futuro.

Maquiagem-Infantil-Vaidade-ou-vilã-das-crianças-3

No entanto, o mais recomendando são os produtos de maquiagem desenvolvidos especialmente para as crianças. O que ocorre é que muitas mães acabam emprestando os seus próprios produtos para a filha – esse é o risco. Por isso, se a sua pequena adora andar maquiada, procure comprar apenas maquiagem aprovada pela Anvisa e indicada para o público infantil. A maquiagem infantil é mais leve e não possui substancias nocivas para a pele – elas tendem a sair com água, diferente da maquiagem desenvolvida para adultos.

Maquiagem-Infantil-Vaidade-ou-vilã-das-crianças-4

Criança deve aproveitar a sua fase de ser criança. Afinal, é um momento tão bom e que não voltará nunca mais. Menina com cara de mulher não é legal. E caso a sua filha quiser usar maquiagem, converse com ela. Procure usar maquiagem infantil apenas em eventos e festas especiais e não todos os dias. Se maquiar não deve se tornar um hábito diário na vida de uma criança. Mais dias ou menos dias ela vai ter vontade ou curiosidade de usar, porém os pais devem interver nessa situação.

1 comment